1- Na verdade, a busca incessante pela beleza traz grandes vantagens para indústria, que vende seus produtos muitas vezes por preços absurdos. Diante dessa circunstancia, será que você, como adolescente, é responsável pela sua identidade corporal, ou é influenciado pela mídia?
Andando pela cidade,assistindo TV,estudando,comendo.Estes são apenas alguns exemplos das várias vezes por dia que todos nós somos submetidos as tentativas que as grandes empresas tem para nos forçar a lutar pelas causas deles.
Todas as empresas poderiam ser resumidas muito bem em uma só palavra: MÍDIA. Sim,pois é na midia que nos apoiamos na hora não apenas de se vestir mas também para comer,agir e pensar.
Ela sempre esta nós deixando uma mensagem que e facilmente visível. ''COMPRAR, COMPRAR,...''. Não importa a época do ano a festividade ou a ocasião.Para você se sentir bem apenas é necessário estar disposto a gastar e ajudar para que eles fiquem mais ricos e a se importarem menos ainda com as pessoas e com os verdadeiros significados das atitudes.
Pra mim como adolescente me vejo em uma situação muito difícil, pois se eu não me deixar influenciar e não seguir o que eles dizem serei taxada ou serei motivo para brincadeiras de mal gosto. Mas se o inverso acontece tenho a maior certeza que vou me sentir mais uma peça que as empresas não se incomodam, para resumir serei coisificada.
Então como não posso ficar de fora do mundo em que eu vivo, tento não ser radical ficando no meio termo entre ir e não ir atrás da midia me dizendo o que eu devo fazer.
2- Comente o texto de Carlos Drumonnd de Andrade.
“(...) Estou, estou na moda.
É doce estar na moda, ainda que a moda seja negar minha identidade, trocá-la por mil, açambarcando todas as marcas registradas, todos os logótipos do mercado.
Onde terei jogado fora meu gosto e capacidade de escolher, minhas idiossincrasias tão pessoais?
Por me ostentar assim, tão orgulhoso de ser não eu, mas artigo industrial, peço que meu nome retifiquem.
Já não me convém o titulo de homem.
Eu sou a coisa, coisamente.”
Carlos Drummond de Andrade
No poema de Carlos Drumonnd de Andrade temos um relato de alguém que ao seguir a moda mesmo negando a própria identidade que é algo que nos identifica das demais pessoas, deixou de ser ele mesmo,virou algo descartável afirmando que a ele não cabe mais o nome de homem.
3- Existem formas de não ser influenciado pela mídia e moda?
Infelizmente ao meu ver não a uma forma de se encaixar na sociedade sem fazer da mídia
uma obsessão,pois atualmente estamos sempre conectados a uma enorme rede de informações que estão abertas para todos a qualquer momento que quisermos que se chama: Internet.Porém se todas as pessoas parassem e conseguisses ver o que elas fazem então não seriamos mais tão facilmente manipulados por pessoas que nem conhecemos.
4- Pesquise uma marca (vestuário ou alimento ou cosmético...) e descreva sobre ele.(no sentido da origem, multinacional, concorrência, aspectos sociais, políticos, etc).
A Mattel nasceu em uma garagem na Califórnia,em 1945,e foi criada fruto do espírito empreendederor de Ruth Handler e seu marido Elliot,assim como do amigo do casal Harold Matt Matson.Em 1959,Ruth bolou uma boneca tridimensional que,prendeu acessórios que dava espaço para as crianças desenvolverem a sua criatividade.Desta boneca nasceu a Barbie,apelido da sua filha, Barbara.Em 40 anos de existencia foram vendidas em torno de 1 bilhão de Barbies no mundo todo.Hoje é um dos maiores fabricante de brinquedos no mundo faturando em torno de 5 bilhões de dólares. A Mattel tem uma vasta linha de produtos dedicados ao público infantil além disso,a empresa desenvolve extenso programa de responsabilidade social,como por exemplo a questão dos negros ,dos deficientes físicos,etc.
segunda-feira, 14 de junho de 2010
Influência da mídia sobre o corpo do adolescente
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário